O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas João da Rosa participa na 7.ª edição do desafio internacional “Bebras – Castor Informático”, que decorre em novembro. O Bebras é uma iniciativa mundial que promove o pensamento computacional entre alunos do 3.º ao 12.º ano, desafiando-os a resolver 12 questões lógicas e criativas em apenas 45 minutos. O objetivo é desenvolver competências como análise de informação, uso de algoritmos e decomposição de problemas. Mais de 3 milhões de estudantes participam todos os anos em mais de 60 países. Em Portugal, o desafio é organizado pela TreeTree2 e pelo Departamento de Ciência de Computadores da Universidade do Porto.
Para participar, fala com o teu professor de Matemática e treina em https://bebras.pt.
O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do Agrupamento João da Rosa adere, este ano letivo, à 7ª edição do desafio “Bebras – Castor Informático”.
O Bebras começou em 2004 na Lituânia e todos os anos participam mais de 3 milhões de alunos de todo o mundo. O seu nome original vem dessa origem - “bebras” significa “castor” em lituano. A comunidade internacional adotou esse nome, porque os castores buscam a perfeição no seu dia-a-dia e são conhecidos por serem muito trabalhadores e inteligentes.
O que é Bebras?
Bebras é uma iniciativa internacional que visa promover o pensamento computacional entre estudantes do 3º ao 12º ano.
O pensamento computacional envolve o uso de um conjunto de habilidades e técnicas de resolução de problemas, incluindo a compreensão de informação, a utilização de algoritmos, a capacidade de decompor tarefas complexas noutras mais simples, o reconhecimento de padrões, a generalização de padrões e a abstração.
É organizado por uma equipa de pessoas ligadas à Educação e à Ciência de Computadores da TreeTree2 e do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC/FCUP).
A sexta edição do Bebras foi realizada em regime misto (computador e papel) e contou com 136 232 participantes, de 849 escolas de Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Vai decorrer na semana de 10 a 21 de novembro, em data a definir pelo departamento de Matemática e Ciências Experimentais.
A participação prevê a resolução de uma prova com 12 perguntas divertidas e envolventes, a maioria de escolha múltipla, com três níveis de dificuldade (fácil, média e difícil). O objetivo é resolver o máximo possível em 45 minutos, tempo de duração da prova.
Do 3º ao 9º ano de escolaridade todos podem participar, existem categorias de participação baseadas nos anos escolares.
Podes obter mais informações e até treinar em https://bebras.pt/.
Para participar fala com o teu professor(a) de Matemática.
Para visualizar o cartaz, clique aqui