No dia 24 de outubro (5.ª feira) decorreu a 20.ª edição da atividade STOP! VAMOS LER!, uma iniciativa do Departamento de Línguas e que pretende propor a alunos, docentes e não docentes um momento comum de leitura em todo o agrupamento, visando o gosto pela leitura e a divulgação de textos, ideias, autores e figuras de destaque nacional e internacional.

Esta edição integrou-se na comemoração do Dia da ONU com a leitura da célebre carta escrita em 1854, pelo chefe índio Seattle ao presidente dos Estados Unidos da América, quando o seu povo estava ameaçado de ser expulso das terras onde vivia. O texto, apesar de ter sido escrito há mais de 150 anos, transmite as preocupações de um homem pelo seu mundo, constituindo uma reflexão atual e perturbadora sobre a atitude do homem face ao planeta.

Seattle escreveu “A terra é nossa mãe. Tudo quanto fere a Terra, fera os filhos da Terra”. Cuidemos, pois, do nosso planeta, porque “este [momento] é o fim da vida e o começo da luta pela sobrevivência”, palavras sábias e visionárias do velho chefe sioux.